Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Dia 28 de Julho dia do Agricultor

No dia 28 de julho comemora-se o Dia do Agricultor. E eu não poderia deixar passar esse dia sem fazer uma homenagem a esses trabalhadores tão essenciais para a a nossa vida, aos que dia após dia trabalham desde o alvorecer para colocar alimentos em nossa mesa.

Anselmo e sua criação de Gado
No município de Placas, cerca de 60% da População reside em áreas rurais, e a grande maioria dedica boa parte do seu tempo no trabalho agrícola. Uma dessas famílias é a do meu amigo Ancelmo Burmann, que trabalha em sua propriedade com a sua família onde produz de tudo um pouco, legumes, verduras, cria porco, galinha, gado de corte e gado leiteiro entre outras atividades. Além disso é um incansável batalhador pelos direitos do agricultor, e líder comunitário. Um exemplo de pessoa, de simplicidade, de honestidade, de garra e perseverança, o exemplo ideal para definir o nome agricultor.

Anselmo no Pimental
Portanto, em nome do amigo Ancelmo Burmann, deixo aqui a minha homenagem a todos os agricultores do Brasil, em especial aos do município de Placas e região. Pois todos os agricultores que conheci e convivi são pessoas maravilhosas, pessoas que trabalham em silêncio. Lutam sem parar por melhorias, desde o preparo do solo até a colheita. Muitos são responsáveis pela geração de emprego e renda, construindo a grandeza do nosso povo. São vários profissionais em um só, pois plantam, empreendem, inovam e administram.

Anselmo irrigando legumes e o pimental
São a força... no batente desde o amanhecer até o entardecer.

São corajosos... se revelam na tradição, cultura e história.

São guerreiros... enfrentam as dificuldades climáticas, pragas e doenças.

São inteligentes... não se cansam de aprender, buscando sempre mais e mais conhecimento.

São alegres e divertidos.... problemas? Eles não se abatem por causa deles. Na realidade, eles os veem como desafios.

São heróis... São exemplo de vida... São o celeiro do mundo!
Anselmo com seus cães e galinhas

Entenda um pouco a História da Agricultura.




Cerca de 10.000 anos atrás o homem começou a domesticar plantas e animais, deixando, aos poucos, de ser nômade. Há cerca de 9.000, foram domesticados porcos, ovelhas e cabras, e o gado foi domesticado 1.000 anos mais tarde. O início da agricultura marca o início da civilização como a conhecemos hoje. O desenvolvimento da agricultura, permitindo a previsão de quais alimentos, quando, quanto e onde estariam disponíveis, resultou no aparecimento das primeiras aglomerações urbanas, as cidades. Assim, mudando o hábito alimentar da população, os agricultores mudaram a civilização.







Parabéns, agricultores, um grande Abraço do Amigo Gilberto Leite!
 
Família reunida juntamente com o grande líder Valdir Burman

Nenhum comentário:

Postar um comentário